Tecnologias multimédia

Representação digital

Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media. É também possível realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazena-los em suportes, tais como CD e DVD.

Numa representação digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontínuos, processados em intervalos de tempo discretos.

A figura 6.1 mostra o exemplo de um sinal que assume uma gama de valores contínuos no tempo. Este tipo de sinal é designado por sinal analógico, enquanto que os sinais que o computador processa são designados por sinais digitais.

Os sinais digitais que circulam nos circuitos electrónicos de um computador são constituídos apenas por dois níveis de tensão eléctrica. Ao nível mais baixo é associado o valor lógico zero e ao nível mais alto o valor lógico um.

Baseado no sistema de enumeração binária, isto e, que utiliza apenas dois dígitos (0 e 1), é possível conceber todo o funcionamento dos circuitos digitais. Nestes circuitos, o bit é a unidade mínima de informação de um sinal, podendo assumir o valor 0 ou 1.

Se os sinais que circulam num computador ou os gerados por um teclado são digitais, o sinal que um microfone produz analógico. Assim, para obter este sinal no computador há necessidade de digita-lo, ou seja, converte-lo para uma sequência de bits.
A digitação de um sinal analógico é composta pelas fases de amostragem, quantização e codificação.



Sem comentários:

Enviar um comentário